SEMANA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O JOGO A LEITURA E A INTERAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR
Nesta semana a sala de leitura está promovendo leitura de regras, a socialização e a resolução de problemas com jogos.
Segundo alguns pensadores da educação: Quando jogos são propostos para as crianças, a reação mais comum entre eles é de alegria e interesse pela atividade, pelo material e pelas regras, mas o interesse e alegria pelo jogo simplesmente não bastam, é preciso que haja uma intervenção pedagógica a fim que esse jogo seja útil na aprendizagem de conceitos. É necessário também que essa atividade represente um desafio, que seja capaz de gerar "conflitos cognitivos", que segundo Jean Piaget, os conflitos cognitivos são fundamentais para o desenvolvimento intelectual do sujeito.
Segundo Vygotsky, "é no brinquedo que a criança aprende e apropria-se do mundo real, domina conhecimentos, relaciona-se e integra-se culturalmente, agindo numa esfera cognitiva que depende de motivações externas e internas..."
Refletindo sobre essas questões importantes na educação, a Sala de Leitura, trabalha nesta semana com diversos jogos, proporcionando a todos os alunos do 1º ano até a 8ª. série um momento para jogos.
2 comentários:
camila
oi adoro muito ler
Postar um comentário